Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

vila de cano - canoonline - João Mot@



Mensagens

Domingo, 25.07.10

Concelho de Sousel…o principio do fim…

 

aceitando desde já os juízos que muitos irão fazer baseados em alguns benefícios que julgam ter  com o estado actual do meu Concelho, tenho consciência que de modo a não passar a ser conivente com esta situação, será necessário escrever o seguinte;

De facto a situação financeira do meu Concelho é neste momento desastrosa. Continua-se a apresentar défices consecutivos ano sobre ano….( continuo á espera de ver as contas 2009 ) !!

…no entanto, a criação desse défice, é originado sem um resultado prático que nos  permita ter qualquer tipo de confiança no futuro deste Concelho, a não ser a realidade de  quem terá de pagar o enorme Passivo da Câmara, que  serão aqueles que cá moram…todos nós.

As taxas , licenças e multas continuam a aumentar ao ritmo das necessidades financeiras da Câmara…que nunca param, já que cada vez são menos pessoas a pagar cada vez mais custos que a Câmara tem…

Para se iniciar a fazer qualquer coisa é necessário o parecer, opinião, assinatura de dezenas de Engenheiros, Arquitectos, Vereadores, Assessores, secretários de assessores e sabe-se lá que mais…

Com o passar dos últimos anos vimos a JOG a encerrar, vimos a pousada a encerrar, a Enasel a parar, que eram as jóias da coroa da Câmara e nas quais se gastaram ao longo dos anos… largos milhões…e que segundo o cérebro da altura seriam a base de sustentabilidade do desenvolvimento deste Concelho…infelizmente o resultado (para nós claro) está á vista…- dinheiro esse que ao ter ido para aí deixou de ser aplicado naquilo que era necessário para que o Concelho pudesse avançar no tempo normalmente em devida altura…- Obviamente estou apenas a relatar factos que são públicos. Nem seque estou a emitir uma opinião…

Agora vejo o meu Concelho mergulhado em festas consecutivas, sinal de fraqueza de uma Câmara transformada numa gigantesca Comissão de Festas…e fraqueza porque isto significa…que não têm capacidade para fazer mais nada…!

…entretanto o comércio geral, os serviços, a agricultura, a pecuária, o turismo, tudo o pouco que ainda resta neste Concelho gradualmente vai encerrando…não por vontade própria das pessoas que estão á sua frente…mas porque o Concelho morreu economicamente…

Entretanto  vejo uma obra a ser feita á frente dos Paços do Concelho???com erros???a calçada da Avenida do Cano a ser destruída com alcatrão??? Por erros anteriores da Câmara???Um estádio de futebol a ser construído…em Sousel??? …obviamente mais empréstimos obtidos pela Câmara,,,mais divida, para quem vier a seguir…pagar!!!

O facto de termos actualmente este estado de coisas no Concelho, significa que não haverá investimento aqui e isso significa que o próprio património daqueles que aqui moram ou estão instalados comercialmente todos os dias se continua a desvalorizar…ou seja a própria casa onde moramos hoje vale 50.000 € - amanhã não valerá 20.000 €, pelo factor óbvio da oferta muito superior á procura…vejam quantas casas estão para venda neste Concelho…!

…entretanto os gestores deste Concelho, a quem todos nós pagamos um ordenado, para resolverem os problemas do Concelho de Sousel, que a propósito tem mais 3 freguesias normalmente esquecidas  ( Casa Branca – Santo Amaro e Cano ) continuam a fazer …festas…ainda por cima ,também essas…pagas por todos nós…valha-nos Deus.

 

Cano, em 23 de Julho de 2010

   

 José Guilherme Silva

 

 

 

 

Uma resposta demasiado grande para comentário, por isso a coloquei aqui

 

Sr. José Guilherme, permita-me que me aproveite das suas preocupações e delas me servir como inspiração. Confesso que desde há algum tempo, me tenho sentido pouco motivado para me dedicar a temas tais como os que se refere. No entanto, após ler o seu artigo, senti necessidade, em primeiro lugar de o congratular pela sua postura e em segundo lugar, de também lhe expor o meu ponto de vista sobre o assunto.

Ao longo dos cerca de 25 anos que vivo em Sousel, sempre tenho sentido que o “modus vivendum” desta comunidade encerra em si qualquer coisa de diferente, em relação a todas as outras que a delimitam e, nomeadamente existe uma característica que não consigo enquadrar no meu entendimento.

É certo que nessa altura eu ainda não vivia em Sousel, mas vivia numa aldeola que fica a 5 minutos de carro e, consequentemente as novidades também pouco distam. Lembro-me de ouvir dizer que muitas pessoas andavam fugidas pelos campos porque num certo dia, foi exercida alguma repressão (segundo parece pelas forças de segurança) nos trabalhadores de cooperativas existentes na altura.

Mesmo não sabendo exactamente o que se passou, fico no entanto com a certeza que nessa altura existiam cooperativas e que se deve ter procedido à ocupação de propriedades, tão característico na altura. Ora, se assim foi, parto do princípio que se tratava de um concelho maioritariamente de esquerda.

Mas…pensando bem… à excepção de 4 anos, que agora se entende porque aconteceram e por isso nada mudou… não me lembra de ver por aqui um partido de esquerda a ganhar as autárquicas.

Este, que parece ser um contra-senso, após analisada a realidade, não é mais do que o reflexo da subjugação a valores que perduram eternamente nesta comunidade, mas que foram completamente esquecidos para além das fronteiras do concelho e, por isso mesmo, se tornam tão inaceitáveis àqueles que vulgarmente ultrapassam estas muralhas.

Dou apenas como exemplo de qualquer coisa que desde há muito deixou de fazer sentido num mundo actual, seja de esquerda ou de direita: o medo de represálias!

Ora, perante esta minha perspectiva e sabendo que o PSD nacional, por certo, repudiaria atitudes que os que se dizem representantes dessa força política no concelho levaram a efeito, durante o período eleitoral (perseguições, ameaças, calúnias,…etc), sou obrigado a pensar que se trata de um “tratado” entre algumas pessoas do concelho, que utilizando o nome de um partido, apenas têm como objectivo a auto-satisfação, sem qualquer tipo de pudor aquando da utilização de “armas de destruição maciça”. A provar esta falta de ligação entre concelhia e nacional, veja-se o percurso de alguns elementos que tentaram rumar no sentido da ascensão… qual foi o resultado?

Não creio que seja difícil identificar alguns dos princípios do viver em democracia e muito facilmente também se chega à conclusão que essa palavra não faz sentido neste concelho.

Fazem-se “elefantes brancos” para “encandear” os facilmente fascináveis, depois… quando começam a deixar de “encandear” derrubam-se e fazem-se outros no mesmo sítio, para se poderem fazer mais uns concursos com algumas empresas a participar…e mais algumas derrapagens nos orçamentos e mais ainda algumas alterações ao projecto, que por azar não caiu bem … e a malta a bater palmas… Prometem-se uns lugares na câmara, com direito a doutoramento… e a malta acredita. Não era nas telenovelas brasileiras que retratavam os tempos dos “sinhôzinhos”, que os criados chamavam de Doutor, qualquer que fosse o patrão? … era, não era? Mas mesmo sendo no Brasil, isso já lá vão umas décadas boas…

Não me parece que seja assim tão complicado identificar a motivação para tais desvarios orçamentais e tanta falta de interesse na manutenção e muito menos criação de novos postos de trabalho independentes.

Porque a matemática é a ciência mais exacta, sempre gostei dela e, por isso mesmo, parece-me nada complicado encontrar uma fórmula que represente o estado do concelho:

EP => +PNC => -VNC

(EP – Empresas privadas; PNC – Pessoas Não Comprometidas; VNC – Votos Não Condicionados)

 

Assina: José Pascoal

Autoria e outros dados (tags, etc)

por @Mota@ às 16:27


10 comentários

De @Mota@ a 25.07.2010 às 16:38


não serão aceites comentários anónimos nem com nomes da "treta", querem dar a vossa opinião, façam o mesmo que o autor do texto, assinem, deiam a cara.....

joão mota

De Pedro Silva a 27.07.2010 às 11:27

Pois é , todos nós temos opiniões e criticamos e tambem sou critico do actual sistema, o que é certo é que todos nós estamos a ver tudo a afundar e nada fazemos ou nem sequer podemos fazer porque quem tenta fazer prende lhe as mãos, quem está no puleiro faz o que quer e nós estamos cá para arcar com o que dai vier, mas os senhores que lá estão fazem o que fazem quem la esteve fez o que fez e continuamos na mesma, as nossas terras parecem "mortas", e os jovens sem futuro ai tem de sair porque viver ai e trabalhar a 50km ou mais não da para criar ou construir o que quer que seja.
Existem eleições e metem lá os mesmos sempre, já lá estiveram outras cores a mandar e o mesmo fizeram. Podemos falar dizer criticar  mas de nada nos vale, continuamos na mesma. Enfim... mas é sempre bom ler estas criticas de alguem que sabe, faz e fez muito por esta terra.....

De Carlos Pinto a 07.09.2010 às 17:05

deiam a cara?!
Ó cara:
escreve-se deem!!!!

De Joaquim Gil a 25.07.2010 às 18:34

O amigo José Guilherme terá toda a razão, mas a sua crítica, mostra que está desfasado da realidade, o que ontem era um sonho, hoje é uma utopia, no tempo que nos permitiam sonhar, dizia-se que, a sorte e o sucesso persegue os audazes, hoje esse previlégio é para os sem excrúpulos, aqueles para quem a honra é palavra vã, que nem devia constar do dicionário e, àqueles, que como nós, se sentem desmoralizados, impotentes para a realização dos seus ideais, deixo este desabafo " quem não souber viver neste mundo... vá para outro!















 

De vencerei a 29.07.2010 às 09:22

Tudo isto é mais que verdade, andam a brincar como dinheiro dos outros isto está entregue á bicharada.
Mas vamos pôr lá quem? Se algum que ipotéticamente exista  competente e sério não quer ir, e os que lá andam é atras da teta, nem têm partido, vão pro lado que está o vento.
Até porque neste regime porque tanto alguns lutaram,e que eu dispenso, quem é sério, é logo irradiado, ou se alinha no Polvo, ou está lá pouco tempo, nesta câmara já tem acontecido.

De jguilherme a 31.07.2010 às 15:10


...é bem verdade amigo Joaquim Gil...
tambem eu estou desmotivado, desmoralizado, sinto-me incapaz de fazer frente a tudo isto que se passa no nosso Concelho e no nosso País, mas á minha maneira vou lutando...e...sou derrotado..., volto a lutar... volto a ser derrotado, mas desistir...nunca, pois a verdadeira derrota só aí acontecerá.
...é o futuro dos nossos filhos, é a nossa terra, é o nosso País  que estão em causa...e por eles lutarei contra tudo e contra todos se for necessário...
...e se alguém terá de arranjar outro mundo para viver, não serei eu, nem o senhor, nem todos os outros e outras que pensam como nós e não podem falar...
porque pode ter a certeza que seremos muitos mais do que as poucas centenas de oportunistas que até a alma venderam para estarem onde estão...

De Joaquim Gil a 01.08.2010 às 11:44

Amigo José Guilherme, correndo o risco de isto se tornar um diálogo, volto a insistir, podemos lutar contra tudo e contra todos, mas não podemos transformar a mentalidade dos cidadãos, pessoas como nós, nunca sairemos vitoriosos em actos dependentes do voto popular, onde a capacidade, competência e honestidade, é medida em número de beijos e apertos de mão e aí, seremos sempre inferiores àqueles de que falamos, certamente chegará o tempo em que as coisas vão mudar, pode já não ser o nosso tempo!

De Maria a 02.08.2010 às 14:45

Meus senhores lembrem-se da história da cigarra e da formiga um dia o Inverno chegará, e ai as farras darão os seus lucros e o trabalho  também.

De Joaquim Gil a 02.08.2010 às 21:02

Não estando a ver quem é o Sr. Pascoal, vou fazer-lhe uma crítica, diz ter algumas vezes, vontade de escrever sobre estas matérias e foi agora inspirado pelo texto de José Guilherme, que decidiu fazê-lo, tem procedido muito mal, certamente não é novidade para si que, a caneta é uma arma poderosa e eficaz, não será letal, mas ganha todas as batalhas, das revoluções de consciência e se há coisa que o nosso país, mais centralmente, o nosso concelho, necessita, é de uma grande revolução das consciências, que só se conseguem com as intervenções, de que a sua é um exemplo

De José Pascoal a 03.08.2010 às 01:37

Pois é sr. Gil, a caneta tem mais força que qualquer arma, mas para quem entende o que essa caneta possa escrever...
Será que 50% desta população consegue perceber estes textos?
Creio que se isso fosse verdade, não precisariam de mendigar empregos na câmara, mesmo sabendo que vão para o desemprego, passados alguns meses.
 Aliás, também como se tem vindo a poder constatar, nalguns dos comentários feitos, quem pensa de maneira diferente é apontado!
Não sei se tem filhos (pois também não estou a ver quem seja), mas por certo que também já foi criança e jovem e, por isso mesmo entenderá que também tivemos fazes na vida, nas quais, por mais que nos aconselhassem para o bem, acabavamos por fazer asneira. A vida ensinou-nos e evoluímos. Este concelho não!
Pior ainda é ver a juventude a deixar-se enredar por princípios sem futuro e com projectos de vida sem objectivos.
Como a maioria é que vence e a maioria é assim, como podemos mudar isto?

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Julho 2010

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2011
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2010
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2009
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D