Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
…..dia 13 de Maio mais um feriado Nacional. Um clube, do qual 90% da população desse País é sócio ou simpatizante tornou-se há dias campeão. O País canta a sua música tradicional que é o fado.
Qualquer confusão destas situações com a palavra crise que todos os estrangeiros a uma só voz dizem existir nessa bela democracia é mera coincidência.
A forma de conseguir ter as pessoas na rua felizes é mantendo-as na ignorância. Então tal como acontecia no tempo de alguém a quem chamaram ditador, estes “democratas”, também eles, vão dando ao Povo futebol, fado e Nossa Senhora de Fátima.
Entretanto os alemães, os franceses e companhia que trabalhem que as pessoas desse País no intervalo das greves de toda a gente (do estado claro) vão fazendo umas pausas, para que a semana não seja tão cansativa.
Mas aonde é que esse País vai parar. Estão claramente já a pisar terrenos perigosos que me parece que mais tarde ou mais cedo, irão originar o descontentamento de muitos em função das baldas cada vez maiores de muitos mais.
Por que é que há-de haver um feriado dedicado aos católicos. Então e os que não são católicos, aqueles que dentro do Cristianismo são ortodoxos ou protestantes será que quando houver uma visita do chefe máximo dessas confissões o estado também pára o País. E se for a visita do chefe máximo de outra Religião como por exemplo o Hinduísmo ou do Budismo ou do Islamismo ou do Judaísmo ou Confucionismo ou outra qualquer religião também será feriado? E quando for a esse País o José Mourinho ?
Os tempos difíceis que os cidadãos desse País estão a passar já vão muito para além da simples crise económica. Existe uma clara crise social instalada e o governo com estas decisões de principiantes acaba por estar a acender um fósforo ao pé dum barril de pólvora. Até quando é que as pessoas que não são funcionários públicos irão aceitar estas discriminações. Afinal não são essas pessoas também que se têm de esforçar para pagar os seus impostos com os quais são pagos os ordenados a alguns privilegiados.
Quanto custa a paragem desse País no dia 13 de Maio ou em outra qualquer ponte ou contra ponte? 100 milhões ? A quem vai agora o governo tirar o dinheiro para tapar mais este buraco. Aos reformados ? ás pessoas que infelizmente estão no desemprego ? àqueles que têm de trabalhar nesse dia ? ou será que vão tirar o subsídio de natal aos funcionários do estado ?
Os governantes estão a criar gradualmente uma espécie de duas novas ( e únicas ) classes sociais nesse País – Uma são os funcionários do Estado – outra são as pessoas que têm que arranjar a riqueza para os conseguir manter.
Obviamente que tal não vai bater certo numa determinada altura, já que tecnicamente os primeiros existem para servir os segundos. Ou será que estou a ver mal ! Se é esse o caso, então isto está tudo mal.
Entretanto os Sindicatos desse País continuam com as suas lutas cheias de ideais mas que no fundo se resumem a duas coisas – Mais dinheiro, menos trabalho.
Os governantes respondem a estes com má organização, má gestão, tráfico de informação, tráfico de influências, corrupção.
Mesmo existindo nesse País uma sociedade sedenta de consumismo e que quase todos foram aprendendo que é necessário passar por cima de tudo e de todos para conseguir o seu objectivo meramente pessoal, exige-se que haja princípios e que haja valores, sob pena de um dia o Povo desse País não saber se o correcto é ensinar os seus filhos a ser sérios ou não.
…..felizmente que tudo isto é apenas uma história inventada num final de tarde de Maio, entre umas pingas de chuva e uns raios de sol, dum País que eu não conheço…..
12 de Maio de 2010
José Guilherme Silva
as pessoas que moram na avenida penaram até dizer chega, desde lama a pó, enfim, eu ainda sou do tempo em que esta avenida estava bem direita, a mesma só começou a estar no estado em que se encontrava, desde que começaram com mexidas na mesma, o alcatrão será melhor certamente, mas a avenida perderá a sua "graça", não sei se repararam no mesmo, mas desde que a avenida esta fechada, a rua das escolas tornou-se numa autentica auto-estrada, passam ali completamente a abrir, espero que alguém de direito faça alguma coisa antes que ......