Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Deus quer, o homem sonha, a obra nasce ou, por vezes, basta o homem querer para que a obra nasça.
Ao longo de décadas o Lugar de Almadafe, salvo rara excepção, caiu no esquecimento de quem comandou os destinos do nosso concelho e da nossa freguesia.
No dia 2 de Abril de 2011 (começou ainda no dia 1), o Almadafe passou a constar no mapa de Portugal (eu ouvi esta notícia na rádio Portalegre e li no jornal SOL).
Estas pessoas por quem eu nutro um carinho muito especial, cujo abastecimento de água era feito através das mangueiras ligadas ao marco fontanário (por vezes no verão as ligações eram feitas às 3 e 4 horas da manhã), e cujas fossas eram limpas através do JOPER da Câmara, por vezes com vários dias de espera e sem saber o que fazer ao esgoto que lhes saía pelas sanitas e às mangueiras que entravam dentro das fossas e depois passavam por dentro das suas casas, completamente cheia da porcaria das fossas. Actualmente e com esta evolução, os habitantes passaram a ter uma vida idêntica à de qualquer ser humano que se preze de o ser. Foi este o objectivo pelo qual tanto lutei, tanto reclamei e tanto barafustei (admito que por vezes com algum excesso), várias vezes fui às suas casas (e ainda hoje vou, sinto-me bem junto deles), sabia e sentia os problemas que eles passavam com a carência de água canalizada e com a falta dos esgotos.
Embora sempre tenha tido esperança, houve momentos que quase deixei de acreditar, que quase desesperei por não ver o fim deste projecto.
Não foi fácil, mas foi possível. Sei que houve muitos entraves neste percurso, mas também sei que com um pouco mais de boa vontade tudo se poderia ter tornado realidade mais cedo. Contudo, mais vale tarde do que nunca.
Sr. Presidente, o senhor fez-me passar momentos muito difíceis, o senhor sentiu-o, mas também não posso deixar de dizer que foi a segunda pessoa que realmente se preocupou com o Almadafe. Por isso digo: tal como o nome do Dr. Artur, responsável pela ligação da rede eléctrica, também o seu ficará para sempre ligado a este Lugar (pessoalmente também não posso esquecer os nomes do António Pernão e do António de Sousa que muito fizeram para este projecto fosse possível).
Como todos sabem é um enorme prazer e um enorme orgulho que sinto por também ter feito parte deste projecto. Por isso do fundo do coração, e o senhor sabe que sim, lhe digo: em meu nome pessoal e em nome de todos os Almadafenses OBRIGADO SENHOR PRESIDENTE. Bem-haja!
Parabéns ao Almadafe, façam o favor de ser felizes!