Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
VOLUME 1
Introdução Breve nota biográfica, agradecimentos, dedicatória, notas introdutórias, prefácio e índice.
Capítulo I Origens dos topónimos e referências históricas mais antigas das vilas, aldeias e lugares do presente concelho - discussão com base em documentos e referências bibliográficas.
Capítulo II Personalidades naturais do concelho de Sousel ou intimamente ligadas às suas vilas, aldeias e lugares, que se destacaram na vida política, administrativa, militar, cultural e de intervenção social ao longo da história.
Capítulo III Sobre a Inquisição no presente Concelho de Sousel: membros da instituição, familiares, vítimas, castigos e locais de penitência.
Bibliografia
DESTAQUES NESTE VOLUME 1
Apresentam-se hipóteses fundamentadas para a origem dos topónimos Sousel, Cano, Casa Branca, Santo Amaro, Almadafe e Vale de Freixo, bem como de alguns outros, como são os casos das Ribeiras de Almadafe e do Lupe; 2. Descrevem-se as referências históricas mais antigas que se conhecem das localidades do presente Concelho de Sousel, fundadas na literatura, e demonstra-se que Casa Branca foi inicialmente fundada noutra zona e que a sua localização presente só terá ocorrido a partir de finais do séc. XVI/inícios do séc. XVII; 3. Apresentam-se 131 personalidades ligadas às localidades do presente Concelho de Sousel, desde o séc. XIII ao séc. XX, muitas delas bastante mal conhecidas e muitas nunca antes referidas: 4. Finalmente, explicam-se os fundamentos da criação da Inquisição Portuguesa, indicam-se alguns dos seus membros ligados às localidades do presente Concelho de Sousel e publicam-se 446 processos de vítimas da Inquisição, desde o ano de 1536 até 1794, ligados às localidades do presente Concelho de Sousel. Narram-se os tormentos que padeceram as vítimas e complementam-se os processos com novos dados provenientes de diversas referências bibliográficas.
»»» 340 páginas.
»»» preço previsto = 40 €